Portal da Igreja Pentecostal Deus é Amor



 

 

 

 

 

 

 

Missionário David Miranda Presidente Mundial
Mensagens
Agenda
Contatos
Ereni
Miranda Primeira Conselheira Mundial

Mensagens
Agenda
Contatos
Pastor
David
Miranda Filho

Mensagens
Agenda
Contatos

Pastor Lourival de Almeida

Mensagens

Agenda
Contatos
Cantora Débora Miranda

Mensagens

Agenda
Contatos
Login
Senha
   
 
 
   Em Gênesis (3,15), vemos a criação, a tentação e a queda do homem, e a promessa de redenção.
   Deus passeava no jardim, numa demonstração de comunhão e cuidado; enquanto Adão e Eva se escondiam, por causa da mudança de status, reconhecida por eles, diante de Deus. Em outras palavras: haviam pecado, cedendo aos próprios desejos, enganados pelo Diabo. E o povo continua se escondendo de Deus ainda nos dias de hoje.
   Em tempos de Big Brother, quando as máquinas tomam controle, exercendo vigilância sobre os seres humanos, não podemos dizer que estamos a SÓS em lugar algum. Nas ruas, câmeras nos observam; no trabalho, nas escolas, repartições públicas, bancos, estádios, enfim não só as câmeras, mas também invisíveis no espaço, os satélites, que estão, basicamente, de olho no planeta.
   Pessoas se ressentem ao serem ou saberem que estão sendo observadas por autoridades, particulares, e procuram, então, se comportar da melhor forma possível; porque, se não, sabem que serão expostas por gravações que dizem ser para nossa própria segurança. Elas têm algum receio, ou respeito, quem sabe outra coisa qualquer, ao saber que homens estão nos observando.
   Quando criança, ao ter medo à noite, cobria a cabeça com o cobertor e achava que estava escondido. Parecia até funcionar, é claro, na minha imaginação infantil.
   Sei que é difícil, hoje, esconder-se das câmeras instaladas pelo mundo, mas quero dizer que é possível burlar uma câmera, disfarçar-se; até mesmo os famigerados scanners que estão sendo instalados em alguns aeroportos do mundo, podem ser burlados, a partir do momento que a pessoa puder falsificar documentos e coisas do gênero.
   Contudo, posso assegurar que tentar se esconder de Deus é tempo perdido; embora o homem, por suas razões próprias, viva tentando.

   1 - ALGUNS TENTAM SE ESCONDER POR CAUSA DE SEUS ERROS, DOS SEUS PECADOS.
   Ficam envergonhados e acabam se esquecendo de que Deus é onipresente, portanto, não é limitado pelo espaço. Davi disse no Salmos 139.7-12:

      Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
      Se subir ao céu, tua aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
      Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar.
      Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
      Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
      Nem ainda as trevas me escondem de ti: mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma cousa.


   Veja que Deus não pode ser limitado pelo espaço, pela velocidade, ou pela escuridão; em outras palavras, nada no Universo pode esconder uma pessoa de Deus.
   Isso não é dizer que Deus está dividido ou espalhado em partes, de modo que partículas dEle estejam em todos lugar. Deus é Espírito, Ele não tem forma física; Ele está presente em todo lugar no Universo. Nada melhor que explicar a presença de Deus falando da fumaça (ou fumo, que avidenciava a presença de Deus) quando homogênea e incessante; ou a neblina, que toma todo espaço sem se fragmentar ou se dividir (em escala divina, é claro). Não interprete isso como uma materialização de Deus, mas, sim, como uma manifestação apenas.
   No versículo 9, quando Deus pergunta a Adão "Onde estás?", vemos que Adão e Eva estavam convictos de que haviam pecado, por isso se esconderam e assim mesmo - e por isso - Deus os procurava; Deus procura os pecadores para lhes dar uma nova oportunidade.
   Foi preciso convicção por parte de Adão e Eva de que haviam sido enganados, para que pudessem ouvir de Deus que haveria a restauração por Cristo, mesmo sofrendo as consequências pelo próprio erro.
   Deus procura pessoas, vai atrás delas, porque quer restaurar, perdoar, quer ser amigo. Deus, por sua Palavra, às vezes, pelas luas, pelos desertos da vida, procura se apresentar ao homem, que insiste em seguir, tentando se esconder em sua própria razão.
   O Profeta Amós deixa a dica no capítulo 9.2 e 3:

      Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali, e se subirem ao céu, dali os farei descer. E, se se esconderem no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e se se ocultarem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente e ela os morderá.

   Em Jeremias 23.23-24, vemos Deus falando:

      Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
      Esconder-se-ia alguém em esconderijos de modo que eu não o veja? diz o Senhor:
      Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o senhor.


   Creio que em Deuteronômio 4.39, a questão da presença de Deus se resume.
   Pelo que hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus em cima no céu, e embaixo na terra; nenhum outro há.

   2 - ALGUNS TENTAM SE ESCONDER DE DEUS PORQUE NÃO QUEREM SER INCOMODADOS.
   Jesus declarou em João 5.40: E não quereis vir a mim para terdes vida.

   Algumas pessoas, por questões sociais, financeiras, familiares, suposta estabilidade religiosa, preferem não se envolver; passando-se, às vezes, por ignorantes, arrogantes, indiferentes. Por saberem que se forem "encontradas" por Deus, mudanças em suas vidas consideradas bem administradas, prósperas, influentes, serão necessárias, seguem na vã tentativa de se esconder. Por serem bem-sucedidas, não entendem o precisar de Deus, até, é claro, que venham a doença, a idade, a pobreza, o abandono e coisas assim. Muitos nunca se apresentarão, isso também é verdade. Vejamos Lucas 14. 16-24:

      Porém ele lhe disse:
      Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos.
      E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
      E todos à uma começaram a escusar-se.
      Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
      E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
      E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
      E voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor.
      Então, o pai de família, indignado, disse ao seu servo:
      Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
      E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
      Porque eu vos digo que nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia.


   Mas há também o outro lado da observação do BIG DADDY, ou seja, DEUS.
   Em Provérbios 15.3, lemos que os olhos do Senhor estão em todos os lugares, contemplando os maus e os bons. Não sei porque "maus" vem antes de "bons", mas certamente os maus dão mais trabalho...
   Veja que a vontade de Deus é que todos digam "presente", como na escola. Deus diz: "Lourival, onde estás?" Eu respondo, por não ter nenhuma razão para me esconder: "Presente, Senhor, estou aqui!" Aleluia!
   Entendo como sendo muito confortante saber que os bons também são observados, e muito mais: onde quer que estejam os nossos pés, Deus estará nos observando como o grande Pai para nos proteger. Não existe lugar que estejamos que Deus não esteja lá!
   Em Isaías 43.2, entendo que Deus está nos observando para intervir, guiar, ajudar, quando estivermos em qualquer tipo de circunstância: Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
   No livro de Hebreus 13.5, lemos que Ele nunca nos deixará.Esse é um lado não muito explorado pelas pregações; na verdade, estar a mercê dos olhos de Deus, quando se é filho, significa desfrutar o seu cuidado, a sua proteção e guia.
   Agora, biblicamente falando, entendo que o pecador se esconde com medo, ou até mesmo pensando burlar os atentos olhos de Deus; e Deus contempla com misericórdia até um certo ponto: busca a atenção do infrator ou do que quer distância por conveniência, mas haverá um tempo haverá um novo tipo de tentativa de se esconder de Deus, ai já em uma outra situação!
   Olha o que diz a Bíblia em Apocalipse 6.16-17

      E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentando sobre o trono, e da ira do cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

   Aqui há uma situação nova, porque o homem mau sabe que Deus está vendo, que não se pode esconder dEle, e sabe que o acontece vem de Deus, em forma de juízo incontestável.
   De repente, Aquele que queria que o homem deixasse o seu esconderijo de folhas de oliveira e viesse a Ele, para ser completado de forma protetiva, e não continuasse debaixo da ira; agora, irado, executa juízos sobre os que sempre se esconderam para não humilhar, obedecer e também ser perdoados; e agora tentam se esconder da ira daquele que os procurou por toda a vida.
   Segurança tem os que se escondem em Deus, e não de Deus, Col. 3.3. Você não pode se esconder dEle: esconda-se nEle, venha a Ele e seja salvo!
   O universo que Deus criou tem a presença do Criador em todo lugar: planetas, galáxias, dimensões...
   A verdade da onipresença de Deus é confortante para os crentes e extremamente desconfortável para o homem incrédulo e independente.
 

 

 

 




Adicionar página aos favoritos!  /  Definir esse site como página inicial!

 

© Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Contatos pelo email: contato@ipda.com.br
Para assuntos referentes ao Portal IPDA favor entrar em contato no email: webmaster@ipda.com.br