Portal da Igreja Pentecostal Deus é Amor



 

 

 

 

 

 

 

Missionário David Miranda Presidente Mundial
Mensagens
Agenda
Contatos
Ereni
Miranda Primeira Conselheira Mundial

Mensagens
Agenda
Contatos
Pastor
David
Miranda Filho

Mensagens
Agenda
Contatos

Pastor Lourival de Almeida

Mensagens

Agenda
Contatos
Cantora Débora Miranda

Mensagens

Agenda
Contatos
Login
Senha
   
 
 
Pr. Lourival de Almeida
GÊNESIS - Não é bom que o homem esteja só...
 

     Depois de falar de peixes na Revista Expressão Jovem, achei oportuno falar dos Gansos e o seu maravilhoso ensino para nós.
     De tanto ouvir Alexandre Rangel pelo rádio, acabei por aprender a sentença que ele dizia num bonito sotaque nordestino: "o que podemos aprender com os Gansos". Claro, sempre que ele dizia a frase, ela vinha acompanhada de uma reflexão própria.
     Não sei se todos sabem, mas quando é inverno no hemisfério norte, milhares de aves migram (mudam­se) para o sul,  para assim se livrarem do frio intenso.
     Houve um lugar que morei par alguns meses, no estado do Paraná, que esse processo migratório facilmente se notava, pois eu tinha alguns gansos e patos, e na época da migração, o número deles dobrava por causa dos visitantes (gansos e patos vindos dos Estados Unidos e Canadá, ... e sem visto).
     Mas o espetáculo que realmente enche os nossos olhos, é a forma ordenada e organizada do voar dos Gansos. Claramente notamos a formação e o grasnar, um tipo de grito de cadência do Ganso que está na ponta da frente da formação v. essa e a formação... >.
     Eles não voam fora da formação, não se desorganizam, não voam tipo, cada um para o seu lado, ... não! Eles obedecem a exata formação para desfrutarem assim os benefícios do trabalho em grupo.
     A Ciência descobriu porque essas fabulosas aves voam desse jeito, o que é uma grande lição para o ser humano no que diz respeito ao valor da união. UNIÃO, ESSE É O NOSSO TEMA.
     Temos de dar valor ao trabalho em equipe! Vamos à explicação lógica para esse vôo interessante.
     O que se segue, é o resultado de estudos feitos na observação do vôo migratório desses pássaros na época da estação gelada no norte.
     Quando cada pássaro bate a sua asa, produz um movimento no ar permitindo que o companheiro que vem atrás, não encontre a mesma proporção de ar, ou a mesma massa de ar, não há o mesmo choque, fazendo com que o viajante de trás se canse muito menos que o da frente.
     Voando na formação v,  o grupo de gansos aumenta em 70% a sua capacidade de alcance, ou seja, o seu poder de vôo em relação a um ganso voando solitariamente. Quando um Ganso sai da formação, imediatamente sente a resistência do ar, percebe então que fazer um vôo solo é muito mais difícil, porque perde-se o benefício do companheiro que vai adiante. Não precisa nem falar nada a respeito disso, não? Mas infelizmente muitos ainda não aprenderam que trabalhar em equipe é benefício para todos, sabemos com todas as cargas d água o porquê! Vanglória, soberba, e afins.
     Mas o que acontece com o Ganso que está à frente de todos, o tipo de líder da gansada? É aqui que vemos mais uma coisa extraordinária acontecer; Quando o que comanda se cansa, passa para trás, para que outros tomem o seu lugar sem prejuízo para a jornada. Por outro lado, se um ganso se fere ou fica doente, outros dois gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo, entendo que de uma forma muito “civilizada”, PRESTAR ASSISTÊNCIA AO FERIDO OU DOENTE. O SURPREENDENTE É QUE NÃO DEIXAM O DOENTE ATÉ QUE SE RECUPERE OU MORRA!!! E NÓS É QUE SOMOS OS CIVILIZADOS, HEIN?
     Esses gansos guardiães, não voltam ao seu grupo ou se unem a outro até que a missão seja cumprida. Não é extraordinário?
     Essas aves nos mostram o valor de nos apoiarmos uns nos outros, e todos, em nosso caso, em Deus. Quando um grupo compartilha uma direção comum, e tem-se um sentimento de união, não só chega onde quer chegar, mas também o fazem mais rápido e saudável, sem gastar mais energia do que o necessário, pois essa energia pode e vai fazer falta para as próximas empreitadas.
     Não podemos deixar de falar que se alguém vai na mesma direção, temos de ter a inteligência de formar um grupo, e assim vencermos mais facilmente as resistências. Sabemos que não é bem isso que acontece, e por mais que neguemos, não temos sido sábios o suficiente para alcançar a união necessária mesmo supostamente indo na mesma direção. Talvez por isso, muitos sejam chamados de PATOS, não sei se isso ofende, mas parece ser a intenção, num sentimento de que ser ganso é figuradamente falando, algo melhor.
     Por outro lado, se fizermos o trabalho em equipe, obteremos melhores resultados porque dividimos as cargas mais pesadas, e nos ajudamos uns aos outros para seguir a jornada. Essas aves nos mostram o valor da disciplina, já que coisas desorganizadas, despreparadas, improvisadas, nos conduzem à derrota, e gostaria que se prendesse atenção a essas palavras, não basta ler, tem de digerir, extrair todas as fontes de fortalecimento e aplicar,... sem aplicação de nada adianta a leitura, o conhecimento, e outras coisas na vida, tanto a secular como a espiritual.
     Na vida, não podemos ser EREMITÕES, E SIM SERES GREGÁRIOS, na vida espiritual, não há outra maneira de ser, ou somos unidos, ou somos derrotados.
     Esses gansos nos deixam a lição de que quando uma pessoa se fere ou cai na estrada da vida, existem sim amigos que vêm com o oportuno apoio, não importa o que esteja acontecendo. Essas aves nos mostram o valor da amizade; quem diz ter Deus no coração tem a coragem de ver o irmão caído e deixá-lo morrer? Estamos na condição de servos ou não? Ou será que ainda não temos nem de longe a capacidade de amar o próximo e assumir a nossa responsabilidade como irmãos seja à altura e dos Gansos? Com todo respeito, essa reclamação já foi feita no hino caminhada há 15 anos atrás, será que foi por acaso? Ou mero discurso de poeta? Deus o sabe.
     Tenho a impressão que o  altruísmo faz parte da maneira natural de ser dos Gansos; será que eles são realmente seres irracionais, ou estamos perdendo algo aqui? Claro que são seres irracionais, mas possuem instinto; e nós mais do que isso; somos racionais, possuímos instinto, temos o conhecimento de Deus, supostamente temos amor,... meu Deus, o que está acontecendo conosco? Ai, ai, ai ...
     A falta de união, a falta de sentimento de grupo, são  golpes mortais na destruição da família, da igreja e de tudo que estaria suposto a seguir na mesma direção como um  todo.
     Tanto os gansos como também a Bíblia nos ensinam que e muito melhor dois do que um, pois é quase que matemático, quando um cai, o outro apóia.
     Creio que Jesus não quer ver almas solitárias, fora da formação que vem quebrando as ondas de ventos e oposições, pois são presas fáceis de um adversário que é astuto e sabe que e primordial para ele quebrar a união, enfraquecer os flancos, assim fazer o seu ataque mortal; e quantos já morreram... Vamos pensar gente...
     Jesus veio encher cada coração de sua presença, nos mostrar a direção e nos deixar o manual de como fazer, e se prestarmos atenção, formaremos um corpo através da igreja, onde pessoas poderão lutar juntas, ajudarem e serem ajudadas, socorrerem e serem socorridas com amor. Só assim venceremos os invernos da vida, navegando sempre juntos em busca de verões e primaveras, sabendo que unidos migraremos sempre para uma vida melhor até a eternidade, voando sempre na formação v, dos vitoriosos em Cristo.
....perseveremos unânimes em tudo, conforme Atos 2 a partir do verso 41 ...

 
 

 

 

 




Adicionar página aos favoritos!  /  Definir esse site como página inicial!

 

© Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Contatos pelo email: contato@ipda.com.br
Para assuntos referentes ao Portal IPDA favor entrar em contato no email: webmaster@ipda.com.br